Boy (9-11) with head buried in sand

Entenda porquê você sente vergonha

O que é vergonha alheia para uma pessoa pode ser normalíssimo para outra. Até mesmo psicólogos, ao tentar defini-la saem pela tangente.

A constatação mais óbvia é que esse sentimento é intraduzivel, seja em seu significado original, seja no fato de que cada um tem o seu jeito de sentir vergonha dos outros. Mas quando rola, não dá pra negar. Ninguém quer estar na pele dos outros nesses momentos. Na maioria das vezes o pior é que quem devia sentir vergonha acha que está abafando. Ai vem aquele sentimento que é um misto de solidariedade, constrangimento e sadismo. Vai entender… Até os mais desavergonhados não conseguem evitar quando o negócio é com os outros.

Sentimento Infantil

A vergonha ja aparece no desenvolvimento das crianças . A primeira a ser sentida é a vergonha da exposição, decorrente do simples fato de estar exposto ao olhar do outro. “Pode acontecer de, por contagio, uma pessoa sentir vergonha por outra. Os conteúdos da vergonha podem ser quaisquer: Depende dos valores que a pessoa associa a sua identidade . E existe a vergonha moral, aquela oriunda de valores morais: ter vergonha de não ter ajudado o amigo, de ter perdido a calma e agredido alguém , de ter sido injusto, etc. Interessantemente, as expressões “sem vergonha” e “vergonha na cara”, empregadas em vários idiomas, somente remetem a conteúdos morais. Não se diz de alguém que se veste de forma ridícula que é “sem vergonha”, mas se dirá de alguém corrupto, explica o professor Yves de la Taille, do instituto de psicologia da USP.

Comentários do Facebook