vitoria

Características de um líder no trabalho


Ricardo, 19 anos

Eu preciso muito de um aumento. Só ganhando mais eu vou conseguir fazer uma faculdade.
Sei que para para ganhar um aumento eu preciso de destacar no meu trabalho. O problema é que eu não sei como fazer isso.

O problema de Marcelo é muito comum. Ele quer se destacar, mas não sabe como. Uma boa opção é aprender a se tornar um líder. Ah, eu tenho que sair por aí distribuindo ordens, você deve estar pensando. Negativo. Ser um líder é muito mais do que isso.

Um líder é uma pessoa que não se contenta em fazer seu trabalho corretamente. Além de cumprir suas obrigações, ela pensa em maneiras de melhorar o trabalho de todo mundo à sua volta. Ou seja, ele produz e inova ao mesmo tempo.

Outra característica do líder é a capacidade de entender com clareza os objetivos do seu chefe ou da empresa na qual trabalha. Assim, ele sabe que melhorias deve propor.

Um bom líder também deve ser capaz de integrar as pessoas com as quais trabalha. Para conseguir isso, é preciso mostrar a importância do trabalho em equipe e sempre levar em consideração o que os outros dizem. Quem impõe suas ideias e não estabelece um diálogo acaba afastando os colegas.

Um líder é, sobretudo, uma pessoa que não tem medo de assumir responsabilidade. Mesmo que isso signifique mais trabalho. Por outro lado, ele precisa conhecer seus limites. O líder não pode nem deve invadir o espaço os outros nem pegar mais trabalho do que ele é capaz de dar conta. Quando isso acontecer, ele pode e deve pedir ajuda.

Comentários do Facebook