Você pode ouvir esse texto, em vez de ler. Utilize o player abaixo:

O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura.

Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

Muitas pessoas têm o mesmo sonho ou um semelhante repetidas vezes, sobre qualquer um curto período de tempo ou de sua vida. O que será que significa sonhar sempre com a mesma coisa?

Os sonhos recorrentes geralmente são causados ​​por dois motivos:

1. Um padrão de comportamento recorrente; sempre que você exibe o comportamento, você conecta o sonho a ele.

2. Um problema em andamento; enquanto o problema persistir ou falhar na resolução, o sonho continuará. Seu sonho recorrente é para toda a vida; portanto, é mais provável que ele esteja conectado a um comportamento recorrente (a menos que algo tenha acontecido quando criança, com o qual você nunca lidou adequadamente, talvez um trauma). 

Por que temos sonhos repetidos?

Sonhos repetidos significam geralmente que há algo na sua vida que você não tenha entendido que está causando algum tipo de estresse. O sonho se repete porque você não corrigiu o problema. Outra teoria é que as pessoas que têm sonhos repetidos têm algum tipo de trauma em seu passado que está tentando lidar com ele. Neste caso, os sonhos tendem a diminuir com o tempo.

O que causam sonhos e pesadelos repetidos?

Os pesadelos são sonhos que são tão angustiantes que normalmente chega a nos acordar, pelo menos parcialmente. Os pesadelos podem ocorrer em qualquer idade, mas são observados em crianças com mais frequência.

Pesadelos geralmente causam fortes sentimentos de medo, tristeza, ou ansiedade. Suas causas são variadas.

Por exemplo: alguns remédios causam pesadelos ( ou interrompê-los bruscamente) Eventos traumáticos também causam pesadelos.

Como parar de ter sonhos repetidos?

O tratamento geralmente começa com interpretar o que está acontecendo no sonho e comparar com o que está acontecendo na vida da pessoa.

Se o seu sonho recorrente está te incomodando e fazendo mal, talvez seja recomendável passar em um psicólogo, para que te ajude a entender a origem desse sonho repetido.



“No meu caso, tenho a cada dois semestres o mesmo sonho, no qual vejo um avião “AirBus” cair e explodir do meu lado sem que eu me machuque. Nunca entendi e espero que nunca aconteça. E você, como é seu sonho sucessivo?”

Livros sobre significado dos sonhos

Conheça dois livros com diversos significados de sonhos, de A a Z.

Continue lendo: Conheça os 14 sonhos repetidos mais comuns (será que o seu está na lista?)