mamonas

Como ser mais extrovertido – O guia definitivo

S e você é tímido ou introvertido, aprender a ser mais extrovertido é uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer para seu auto desenvolvimento. A melhor maneira de começar a consolidar sua vida pessoal é aprender como ser extrovertido e colocar isso em prática.

Ao longo de nossas aulas de coaching, frequentemente ensinamos as pessoas a serem mais extrovertidas e sociais. Foi então que percebemos que ser social tem muito mais a ver com a questão de atitude do que capacidade, sendo assim, a parte que mais precisa ser trabalhada é a atitude.

“PARA FORA!”

Pegue essas duas palavrinhas e crave-as em sua mente. Saia mais de dentro de casa, Muitas das pessoas que não são muito sociáveis gastam uma quantidade extraordinária de tempo dentro de casa, sozinhas, alimentando sua timidez.

No entanto, você também pode olhar para essas duas palavrinhas no sentido figurado. Dessa forma, o “pra fora” agora significa colocar sua personalidade para fora, em vez de mante-la oculta.

Para ajudar você compreender como ser mais extrovertido, vou listar abaixo algumas das maneiras mais eficazes que eu conheço. São maneiras que eu mesmo usei e frequentemente são utilizadas por meus clientes de coaching.

 

…Pedaço por pedaço.

Como se come um elefante?
– Um pedaço de cada vez, claro.

Esse conceito se aplica muito bem no que diz a respeito de se tornar mais extrovertido e sociável.

Quando você se sente frustrado e reprimido por ter poucas amizades, não vai ser um esforço de uma semana que vai te tornar a pessoa sociável que tanto deseja. Infelizmente a psicologia humana não funciona dessa forma. Você não pode simplesmente se tornar uma pessoa extrovertida em um piscar de olhos.

Uma mudança significativa em como você é sociável acontece definindo etapas progressivas e é juntando essas etapas, uma a uma que você, por exemplo pode começar fazendo mais perguntas em situações em grupo e quando você começar a se sentir confortável com isso você pode continuar falando mais em grupo – Um passo de cada vez.

Com o tempo, passo a passo, você finalmente vai ver que sua máquina de socialização ainda vai estar fraquinha, mas lembre-se de olhar para traz e ver o quanto você evoluiu. Para aprender como ser mais extrovertido e social é fundamental antes de mais nada, entender como funciona esse processo gradual e fazê-lo corretamente.

 

Desça do salto.

Uma característica que as pessoas tímidas tem em comum é que elas definem elevados níveis de padrões sociais para si mesmas. Elas exigem muito de si mesmas para causar uma grande impressão e ser apreciado por todos. Elas pensam que se isso não acontecer vira uma tragédia.

Mesmo pessoas com habilidades nítidas não podem levantar tais padrões idealista. As pessoas tímidas atormentam-se por impor em si mesmo tais padrões.

Por conta disso, uma das melhores coisas que você pode fazer para se tornar mais extrovertido é descer do salto. Se o seu padrão para o sucesso é fazer com que todos gostem de você, então você está se obrigando a ser tímido. Mas se seu padrão for simplesmente ter conversas com pessoas novas, então você está se obrigando a ser mais sociável.

O ponto mais importante que você precisa perceber é que você não tem que exigir muito de si mesmo socialmente. Você é um ser humano comum, é perfeitamente normal você se dar bem com algumas pessoas e outras não. Aceite isso e viva sua vida.

Gerencie “a voz interior”

Sabe quem define esse “elevado padrão social”?

A resposta é sua voz do interior. Elas dizem a si mesmos em seu diálogo interno: “Tenho que impressionar essa pessoa”, “Eles devem gostar de mim” e entre outras coisas “inteligentes” como estas.

As pessoas que não são muito sociáveis tendem a ter muitas outras formas disfuncionais de falar para si mesmos e seus padrões irrealistas. Você vai me desculpar, mas se você parar para analisar o seu diálogo interior, você vai ver ele está cheio de m**** e mentiras sobre você mesmo.

Para aprender a ser mais extrovertido e social, outro passo muito importante é saber gerenciar a sua voz interior. Isso significa que você deve identificar essas coisas estupidas, irrealistas e disfuncionais que você diz para si mesmo e de boa vontade tentar corrigi-las.

Ao aprender a fazer isso de forma automática, não somente o tom da sua sua voz inteior vai mudar, mas também suas crenças enraizadas. Isso vai te ajudar a ganhar mais confiança e interagir com mais facilidade com outras pessoas.

Quando você se tornar mais extrovertido, finalmente vai poder colocar em prática suas habilidades sociais e poder desenvolve-las mais ainda. Visivelmente sua vida social vai ser bem mais enriquecida.

E a melhor parte de toda essa jornada é que o céu é o limite.

Comentários do Facebook