Como ser mais autoconfiante

 

Sua percepção de si mesmo tem um forte impacto sobre a forma como outros o percebem. A percepção é a realidade – logo quanto mais auto confiança você tiver, mais vão ser suas chances de obter sucesso. Embora muitos fatores que afetam sua autoconfiança estejam fora do seu controle, há uma série de coisas que você pode fazer conscientemente para construir a auto confiança.

10 Estratégias para obter mais autoconfiança e atingir seu potencial:

#1. Vista-se bem

Uma roupa não faz um homem, mas certamente afeta a maneira como ele se sente sobre si mesmo. Quando você não se sente bem com sua aparência, acaba mudando a forma como se comporta e interage perante as outras pessoas. 

  • #Dica: Cuide do seu visual e use isso a seu favor. Na maioria das vezes não é preciso fazer mudanças significativas, basta simplesmente tomar um banho, fazer a barba com frequência, usar roupas limpas e estar antenado nas novas tendências.

#2. Ande mais rápido

Uma das maneiras mais fáceis de dizer como uma pessoa se sente sobre si mesma é examinar sua caminhada. É lenta? Cansada? Dolorosa? Ou é enérgica e proposital? Pessoas com confiança caminham mais rapidamente. Elas tem um lugar para ir, pessoas para ver, e trabalhos importantes para resolver. Mesmo que você não esteja com pressa, você pode aumentar sua confiança colocando um gaz em seus passos. Andar 25% mais rápido vai fazer você se sentir mais importante.

#3. Tenha postura

Pessoas com ombros caídos e movimentos letárgicos exibem falta de confiança. Eles provavelmente não estão entusiasmados e não estão fazendo algo que consideram importante. Ao praticar uma boa postura, você automaticamente se sente mais confiante. Fique de pé, mantenha a cabeça erguida e faça contato visual. Você vai transmitir uma impressão positiva e imediatamente se sentir mais alerta e fortalecido.

#4. Faça seu marketing pessoal

Uma das melhores maneiras de construir a autoconfiança é ouvir um bom discurso motivacional. Mas infelizmente não é todo dia que temos a oportunidade de ouvir um bom orador. Você pode preencher essa necessidade através da criação de um comercial pessoal. Escreva um discurso de mais ou menos 1 minuto que destaque os seus pontos fortes e metas. Então o recite na frente do espelho em voz alta (ou dentro de sua cabeça, se você preferir) sempre que você precisar de um impulso de confiança.

#5. Gratidão

Quando você se concentrar demais no que você quer, sua mente cria razões pelas quais você não pode ter isso. Isso leva você a viver em suas fraquezas. A melhor maneira de evitar isso é ter conscientemente o foco em gratidão. Todo dia separe um tempo para listar mentalmente tudo aquilo pelo que você é grato. Lembre-se de seus sucessos passados, habilidades únicas, relacionamentos amorosos, e momentos inesquecíveis. Você vai se surpreender com o quanto você vai ficar motivado para dar o próximo passo para o sucesso.

#6. Elogie as outras pessoas

Quando pensamos negativamente sobre nós mesmos, muitas vezes projetamos essa visão nas outras pessoas em forma de insultos e fofocas. Para quebrar esse ciclo de negatividade, adquira o hábito de elogiar as outras pessoas. Se recuse se envolver em fofocas e traições e se esforce para elogiar aqueles que estão em sua volta. Ao olhar os outros com bons olhos, você indiretamente estará visualizando o melhor de si mesmo.

#7. Sente-se na primeira fileira.

Nas escolas, escritórios e reuniões públicas em todo o mundo, as pessoas constantemente se esforçam para se sentar no fundo da sala. A maioria das pessoas prefere ''o fundão'', porque eles têm medo de ser notado. Isso reflete a falta de autoconfiança. Ao decidir a sentar-se na primeira fileira, você pode superar esse medo irracional e construir sua autoconfiança. Além disso, você também vai estar mais visível para as pessoas importantes que estão falando na frente da sala.

#8. Fale alto.

É muito comum em grupos, algumas pessoas ficarem caladas com medo de dizer alguma coisa estúpida e ser ridicularizada por alguém. Este medo não é de fato justificado. Geralmente, as pessoas são muito mais receptivas do que imaginamos. Na verdade a maioria das pessoas estão lidando com os mesmos medos. Ao fazer um esforço para falar pelo menos uma vez em cada grupo de discussão, você vai se tornar um melhor orador, mais confiante em seus próprios pensamentos, além de ser reconhecido como um líder.


#9. Pratique exercícios físicos

Seguindo a mesma linha da aparência visual, exercícios físicos também tem um efeito enorme na a autoconfiança. Se você estiver fora de forma, você vai se sentir inseguro, pouco atraente, além de não ser saudável. Ao praticar exercícios físicos, você melhora a sua aparência física, e ganha energia para fazer algo confiante.

#10. Foco na contribuição.

Frequentemente pensamos demais em nossos próprios desejos. Em outras palavras, focamos muito em nós mesmos e nunca o suficiente nas necessidades das outras pessoas. Se você, por um instante pensar um pouco menos em si mesmo e se concentrar no que está contribuindo para o resto do mundo, você não vai se preocupar tanto com suas próprias falhas. Quanto mais você contribuir para o mundo, mais você será recompensado com o sucesso pessoal e reconhecimento.



Comentários do Facebook

8 Comentários


  1. Unknown

    9 de fevereiro de 2013 em 19:32

    Nossa,você deu ótimas dicas,a primeira foi a que me chamou mais atenção devido simplicidade, são coisas simples do nosso dia-a-dia mas que fazem uma diferença significativa,infelizmente não tenho autoestima mas fazendo reflexões,vi que muitas vezes isso acontece por não nos aceitarmos,e a primeira dica já é um passo para nos aceitarmos e nos amar,resumindo,nos valorizar.Mais uma vez ótimas.

    Responder

  2. Monik Bastos

    10 de março de 2013 em 17:36

    Muito boa as dicas!!!!!

    Responder

  3. Anônimo

    7 de agosto de 2013 em 02:26

    Bacana as dicas

    Responder

  4. Joelson Araújo

    30 de agosto de 2013 em 03:45

    Muito bom, ótimas dicas

    Responder

  5. Anônimo

    9 de outubro de 2013 em 11:09

    As dicas são excelentes e ajudam de verdade

    Responder

  6. Anônimo

    18 de novembro de 2013 em 22:19

    A principio achei que seria mais um texto idiota (ops, melhor substituir pela palavra "comum") com clichês e dicas que todas as pessoas já sabem (tipo aquela do "estufe o peito! Tenha iniciativa!") mas achei legal a simplicidade e como coisas pequenas assim mudam… Desde que mudei minha linguagem postural percebi que minha confiança aumentou significadamente, então funciona!

    Responder

  7. Anônimo

    13 de outubro de 2014 em 18:19

    sem palavras… otimoooooooooooooooooo

    Responder

  8. Anelise Singer

    1 de novembro de 2014 em 22:18

    Estou com falta de autoestima mesmo, esse ano não tá sendo um dos melhores… por exemplo: nos 1 e 2 trimestre fiquei de recuperação de inglês e espanhol e não to conseguindo recuperar to devendo mt ponto e com isso minha autoestima ta lá em baixo, no fundo do poço.

    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Os campos obrigatórios estão assinalados por um asterisco. *