Fazer mais amigos envolve uma das características mais básicas do ser humano: Se relacionar. Filosoficamente falando, o “eu” não existiria se não houvesse o “outro” para se relacionar. Se você tem dúvidas sobre como fazer mais amigos, confira esses passos:

Se você quer arrumar novos amigos, antes de tudo, é preciso ter em mente qual tipo de amigo quer fazer:

  1. Em geral, existem 3 tipos de amigos:

    Amigos de conveniência / temporários. Estes são os amigos que possui na escola, faculdade, trabalho, curso, porque o contexto exige isso. Você diz “oi” quando se vê, conversa sobre algumas coisas e diz “tchau” no fim da atividade, mas é isso. O relacionamento nunca dura quando o contexto é removido, ou seja, quando você se forma na faculdade ou sai do local de trabalho, nunca mais voltam se falar.

    Amigos regulares. Amigos de atividades sociais que você encontra de vez em quando para conversar ou sair com eles. Geralmente acontece conversas sobre coisas normais do dia a dia, ou sobre algum assunto específico do momento ou da atividade que estão realizando juntos.

    Amigos verdadeiros (melhores amigos). Pessoas com quem você pode conversar sobre tudo e qualquer coisa e tem vários interesses em comum (mas não é regra). A frequência com que se encontram não determina a força da amizade, é algo que vai muito além disso. São amigos que pode contar nos bons e maus momentos. Pessoas que você sabe que vão tentar entender suas individualidades.

Você pode estar querendo fazer mais amigos por vários motivos provavelmente envolvendo a falta de um melhor amigo, ou falta de amigos regulares / de conveniência para fazer coisas que você gosta e tem interesse.

Possivelmente você deve estar questionando suas habilidades de relacionamento e colocando a culpa na timidez. De fato, as pessoas mais expansivas têm uma vantagem muito grande na hora de fazer amigos, pois facilmente compartilham seus interesses, necessidades, e se colocam em situações favoráveis para amizades. Você já fez um teste de personalidade para tentar entender mais sobre si mesmo(a)?

De qualquer forma, timidez não é sinônimo de poucas amizades. Você pode ser tímido e ter diversos níveis de amizades, veja como:

Time Needed : 0 days 30 minutes

Como fazer mais amigos: 5 estratégias simples

  1. Perceba que o medo que está na sua cabeça

    O primeiro passo é desenvolver uma imagem mental saudável de conhecer novas pessoas. Pode ser que exista uma crença de que fazer amigos seja um evento assustador e desconfortável, e isso dificulta muito fazer novos amigos.

    Fazer novas amizades podem envolver muitas preocupações: causar uma boa impressão, se a pessoa vai gostar da sua personalidade e como manter uma conversa sem silêncios constrangedores.

    Quanto mais pensamos sobre isso, mais assustador parece. Essa apreensão inicial se transforma em um monstro que cria vida própria e nos impede de fazer mais amigos e novas amizades.

    A timidez em relação aos outros é realmente um resultado do medo. Na verdade, todos esses medos estão na nossa cabeça e são irracionais. Se você pensar bem, 99% das pessoas estão ocupadas demais pensando nelas mesmas, para prestar atenção em você.

    Enquanto você se preocupa com a impressão que causa, eles estão preocupados com a impressão que causam.

    Pense o seguinte: tudo fica mais fácil quando alguém se aproxima e começa a puxar assunto, certo? Então quando estiver por exemplo em uma festa, lembre-se que todo mundo está desesperadamente esperando alguém chegar para puxar um assunto, tome uma iniciativa.

  2. Encontre um agregador de amigos

    Uma ótima maneira de conhecer muitas pessoas de forma rápida, é ficar perto de um agregador de amigos, que são pessoas que possui vários amigos e estão sempre fazendo novas amizades. Sabe aquela pessoa que se relaciona facilmente com todo mundo e fala bastante?

    Se você tiver a sorte de conhecer uma pessoa assim, mesmo que não seja propriamente um amigo, tente ficar próximo.

    O circulo de contatos dessas pessoas é muito grande e dinâmico, então você pode aproveitar para participar deles e fazer mais amigos.

    Quer um exemplo? Combine de ir em um passeio com esse agregador de amigos, lá certamente vai econtrar pessoas que não conhece. Pronto, novas possibilidades de amizade!

  3. Aceite que você nem sempre está certo, e as pessoas nem sempre estão erradas.

    Uma das maiores dificuldades em fazer mais amigos, além de não saber escutar, é se apegar de forma rígida em suas ideias, e recusar a ideia dos outros, evitando o diálogo.

    Estar certo, ou errado não é mais importante do que ser feliz. E, para ser feliz, você precisa estar aberto às ideias de outras pessoas, permitindo que elas se expressem e juntos possam construir novas ideias.

    Se você é idealista e possui várias opiniões próprias sobre as coisas, isso é ótimo. Saiba que você pode vai parecer ainda mais legal e compreensivo se considerar as opiniões e perspectivas de outras pessoas.

    Confiar exclusivamente em sua opinião significa desconsiderar experiências, habilidades e conhecimento de outras pessoas, sendo que poderia estar fazendo uso delas.

    As pessoas querem ser ouvidas e respeitadas independentemente do valor que elas acrescentam à sua vida. Ser mente aberta é o primeiro passo para que você possa apreciar as ideias que as pessoas compartilham você.

  4. Explore novas atividades do seu interesse

    Uma ótima maneira de fazer mais amigos é considerar novas atividades ou interesses. Participe de um curso livre, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas. Na maioria das vezes, atividades em grupos são formadas por pessoas que também tem interesse em fazer mais amigos.

    Além disso, nunca deixe de participar de eventos do seu interesse porque não tem um amigo para ir junto. Vá sozinho(a) (se for seguro) e encontre várias pessoas querendo fazer mais amigos.

    Algumas dicas:

    Use os grupos do Facebook para encontrar pessoas com os mesmos interesses
    Participe de palestras, feiras/eventos, workshops
    Seja voluntário(a)
    Visite bares e baladas


    Se você pesquisar eventos do Facebook, vai encontrar milhares de possibilidades de sair de casa e fazer novos amigos. (mas fique em casa por enquanto, até passar a quarentena para conter o novo Coronavírus)

  5. Pare de ver alguns amigos (seja seletivo)

    Selecionar corretamente o tipo de pessoas com quem você aceita sair, acaba fazendo toda a diferença no que se diz a respeito de conhecer novas pessoas.

    Você precisa pensar se vale a pena ficar saindo com uma pessoa que não tem tantos interesses em comum, apenas para não ficar sozinho. Você pode estar perdendo a oportunidade de conhecer pessoas que vão contribuir muito mais para suas necessidades de amizade.

    Isso pode até ser útil se seu interesse for fazer amigos de conveniência ou regulares, mas os melhores amigos você só encontra se estiver seguindo o caminho das suas paixões.

    Sair com pessoas que não combinam muito com você pode ter resultados graves a lomgo prazo, pois você provavelmente vai acabar conhecendo novas pessoas que também não tem nada haver com você, através dessa pessoa.

    Isso envolve muito autoconhecimento para entender o que você quer, fazer terapia ajuda muito.

    Ao decidir sair com pessoas que super combinam com você, aumenta muito as chances de criar melhores amizades, mas isso tem um custo, porque obviamente é muito mais difícil encontrar essas pessoas.

Tools
  • Autoconhecimento
Materials
  • Motivação

Conclusão

No fim das contas, você consegue fazer mais amigos apenas se permitindo conhecer novas pessoas e vivendo experiências na vida, afinal, ninguém conhece pessoas reais sentado na frente do computador.

Embora, atualmente esteja um pouco mais difícil por conta da pandemia de coronavírus, quando tudo isso passar, aproveite para colocar essas dicas em prática.