O que é Rapport? Como criá-lo, suas vantagens e técnicas

 
Rapport é o dom de criar, com outra pessoa, uma conexão que nos permita compartilhar terreno comum e prosseguir juntos – para conversar, trabalhar, amar, constituir família ou criar grandes obras. Ser bom na criação de rapport significa ter as aptidões necessárias para relacionar-se com facilidade: empatia, identificação, autenticidade, honestidade, ser feliz consigo próprio e não julgar os outros. 
 
O rapport é um catalisador da colaboração. A capacidade de criar rapport é essencial para o comunicador competente, pois é por meio dele que se encontra terreno comum e se abrem novos campos e possibilidades.
 

As vantagens de se criar rapport

 
Quando criamos rapport com uma pessoa, tudo o que compartilhamos com ela flui melhor. Metaforicamente falando, podemos ir mais longe com a mesma quantidade de combustível. Embora o verdadeiro rapport não possa ser forçado, teoricamente é possível criar rapport com qualquer um. Às vezes, porém, nos deparamos com pessoas que parecem não querer criar rapport conosco; neste caso, o melhor é decidir até que ponto nos convém investir energia no relacionamento e aceitar que fizemos, por ora, todo o possível.
 

Como criar rapport

 
Para ajudar as pessoas a criar rapport conosco, temos de ser fiéis a nós mesmos na medida do possível e do apropriado. Se não souberem exatamente a qual de nossos "eu" se conectar, as pessoas terão dificuldade de desenvolver rapport conosco.
 
Em conversas, convém usar mais a palavra "sim" do que a palavra "não". Um certo humor ajuda a descontrair, mas é preciso cuidado para não fazer graça à custa dos outros, mesmo que não estejam por perto. Divertir-se à custa de alguém que não está presente dá à pessoa com quem estamos falando o direito de supor que poderíamos fazer o mesmo com ela. Não é bom que a pessoa queira parecer maior, melhor ou mais importante do que realmente é, assim como dominar a conversa. Esse tipo de comportamento tende a ocupar demasiado espaço e a afastar as pessoas: ele não cria rapport, geralmente destrói.
 

Coisas a fazer:

1. Que comportamentos e modos de falar e se expressar podem influenciar a pessoa com quem você está, mesmo num primeiro encontro?

2. Faça uma lista das pessoas com quem você tem um bom rapport. Que benefícios esse rapport traz ao seu relacionamento em cada caso? Reflita sobre os possíveis benefícios de criar rapport com pessoas com quem você hoje só se relaciona ao nível do conhecimento.

3. Observe o modo de interagir das pessoas e como cada uma constrói o destrói rapport com seu modo de ser. Pense em pessoas que considera hábeis criadoras de rapport. Como elas fazem? Que atitudes elas têm que o levam a sentir-se à vontade com elas, que o fazem sentir que vocês compartilham ideias comuns e poderiam vestir a mesma camisa, trabalhar e criar coisas interessantes juntos?



Comentários do Facebook

3 Comentários


  1. Paulo Guinhol

    29 de agosto de 2014 em 18:23

    Não há palavras que definam pessoas que têm prazer em passar ao próximo, informações para se ser um ser melhor. Só os tolos retém o conhecimento. Parabéns a equipe.Sucesso!

    Responder

    • marcelo trindade

      6 de janeiro de 2015 em 21:54

      eu tabem estou penssando em criar um blog que ajuda pessoas com poblemas psicologicos isso e muito grave deveria punir severamente quem sofre de bule

      Responder

    • marcelo trindade

      6 de janeiro de 2015 em 21:56

      descupe eu escrevir au contrario deveria punir quem pratica o bulen um abraço

      Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Os campos obrigatórios estão assinalados por um asterisco. *