Está preparado(a) para descobrir os traços mais profundos da sua personalidade? Conheça essa seleção dos melhores testes online de personalidade em 2020


Os testes de personalidade são uma ótima maneira de explorar diferentes aspectos de quem você é, além de ajudar a descobrir traços que talvez você nunca tenha imaginado. No futuro, podem servir de material para discutir com seu psicólogo(a).

Embora estejam bem longe de ser 100% precisos, os testes de personalidade online funcionam muito bem como um ponto de partida para o autoconhecimento, fornecendo resultados mais profundos e escondidos, que dificilmente seriam identificados sem uma análise direcionada.

Existem centenas de testes de personalidade por aí – alguns rotulam você com um tipo de personalidade geral, enquanto outros identificam seus melhores aspectos, como talentos. Alguns desafiam você a olhar para os borrões de tinta, enquanto outros fazem perguntas detalhadas de múltipla escolha.

Você pode se divertir muito fazendo vários testes e comparando os resultados.

10 melhores testes de personalidade online gratuitos

1. Teste de personalidade Inspiira (MBTI)

Myers-Briggs é uma ferramenta de avaliação de personalidade amplamente respeitada e popular – usada pela primeira vez na década de 1940, o teste foi desenvolvido por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers.

Inicialmente inspirado na teoria da personalidade de Jung, o teste de Myers-Briggs convenientemente separa as pessoas em 16 categorias de personalidades, fornecendo a cada pessoa um acrônimo de quatro letras.

2. Teste IPersonic

Teste de personalidade premiado, desenvolvido pela psicóloga americana Felicitas Heyne, conhecida por escrever o Best-Seller “book-author”. O teste leva apenas 5 minutos e te mostra uma visão geral da sua personalidade, carreira e relacionamentos.

3. Teste das cores

O Teste das Cores é um instrumento de avaliação de personalidade que consiste em obter informações sobre a personalidade mediante suas preferências e rejeições à cores.

4. Teste Que animal é você?

Baseado nos livros “O animal em você” e “Atração animal” por Roy Feinson, o teste online de personalidade foi desenvolvido para ajudá-lo a determinar sua personalidade animal. Há quase cinquenta espécies no banco de dados e cada uma representa um tipo de personalidade em comum. Um teste divertido que leva apenas alguns minutos para ser concluído.

5. Big Five

Teste foi originalmente desenvolvido em 1970 por duas equipes de pesquisas independentes. Eles descobriram que os traços de personalidade dos seres humanos podem ser reduzidos em cinco grande dimensões da personalidade, independente da língua ou cultura.

O mais notável nesse teste foi que quando estava sendo desenvolvido, os pesquisadores não buscavam essas cinco dimensões, elas surgiram a partir da análise dos dados. É o teste mais amplamente aceito e utilizado para definir personalidade nos Estados Unidos. Para ter uma ideia da seriedade, esse artigo da revista Nature utilizou esse teste para realizar uma pesquisa científica.

Se preferir, faça a versão completa neste link (somente em inglês)

6. Teste 4degreez de transtorno de personalidade

Chegou a hora de sair um pouco dos testes tradicionais e partir para um mais específico. Este teste foi encomendado pelo site americano 4degreez, serve para determinar se você tem um distúrbio de personalidade. Jamais deve ser utilizado como ferramenta de diagnóstico, mas como uma ferramenta para te dar uma ideia sobre um distúrbio potencial que pode ter um impacto negativo em sua vida.

7. Teste de personalidade do Eneagrama.

O Eneagrama é uma ferramenta de estudo profundo da personalidade humana. Consiste em uma hexade e um triângulo circunscritos. Cada forma geométrica tem seu significado.Eneagrama das Personalidades

8. Teste do porco

Nesse teste online de personalidade você tem que desenhar um porco para descobrir o que seu desenho diz a respeito de sua personalidade. O teste é super divertido e o resultado é impressionante. Pegue papel e caneta e siga as instruções deste slide.

9. Teste Personality Perfect

Descubra o que te impulsiona! Se trata de um teste longo, baseado em 16 personalidades. Vale muito a pena conferir, pois é baseado em estudos sérios e em vários teóricos da personalidade.

10. Teste online da moralidade

O teste avalia suas atitudes morais, principalmente no que se refere à sua formação religiosa e cultural. Por “moral” entendemos os aspectos do pensamento e do comportamento que se relacionam com noções comumente aceitas de certo e errado, e com ações egoístas e altruístas. 

Conheça alguns testes de personalidade alternativos

Estes são testes para fazer com calma e utilizando papel e caneta.

Teste de personalidade Tibetano
Teste de personalidade motivacional

Conclusão

É muito divertido fazer testes de personalidade e mais engraçado ainda é como podemos estar nos enganando com os resultados.

A grande crítica dos testes de personalidade é que eles fecham o ser humano em determinadas personalidades (bloquinhos), porém todos nós possuímos características tão únicas, que é impossível desenvolver um teste que comporte todas essas variâncias.

Ao ler o resultado, podemos facilmente cair em um viés cognitivo, apenas para confirmar uma ideia que pode ser do nosso interesse.

Então fique atento e não se esqueça de sempre procurar um profissional da Psicologia para te ajudar com essas questões relacionadas à personalidade.