Como alcançar metas e objetivos – Um guia com 10 passos

 

É muito interessante registrar que tudo que existe no mundo físico surgiu primeiro na mente de alguém, validando assim a ideia de que pensamentos é energizadora.

Os sonhos são pensamentos ainda não vivenciado. Podem ser chamados de "desejos inconscientes". É muito importante sonhar! Sonhadores sempre têm um futuro promissor e um presente de realizações. É este o caso, por exemplo, de Bill Gates, Santos Dumont, Werner, von Braun, Gram Bell, Louis Pasteur e Thomas Edison, entre outros.
 
Pensamentos geram sentimentos, e estes geram comportamentos. Os comportamentos acarretam consequências no mundo físico, que por sua vez geram novos pensamentos, completando o ciclo do pensar-sentir-agir.
 
Assim, motivação é o combustível para se atingir determinados objetivos. E como isso é fundamental para se alcançar o sucesso! Atingir um alvo que uma pessoa não tem pode ser comparado a voltar de um lugar ao qual nunca se foi. Quando alguém traça uma meta, está trabalhando na construção de seu destino. A correlação entre sonho e meta é: meta é sonho com data marcada. Sonhar (ainda que acordado) só pode se concretizar quando se sai do território do "algum dia" para o campo da data agendada.
 
Seria possível uma pessoa conquistar o pico mais alto da terra  – o monte Everest – sem um acurrado planejamento? Simplesmente, não! Para chegar ao topo é preciso planejar cada detalhe: distância, altura, temperatura, roupas, equipamentos, etc. Sem isso a morte é certa. Desse modo, sem planejamento é quase impossível atingir grande metas. Infelizmente, porém, o cérebro humano não é direcionado para o planejamento.
 

10 Passos para alcançar muitas metas e objetivos

 

1. Não desista dos seus sonhos

Os sonhos nos mantêm vivos. Quando uma pessoa não sonha mais, certamente sua vida se enche de frustrações, porque ela perdeu a visão de futuro. Quando falamos sem sonhos, não nos referimos aos sonhos coerentes e absurdos que as pessoas t~em enquanto dormem. Falamos daqueles sonhos de olhos abertos: a carreira profissional, a nova faculdade, a especialização, a pós graduação, o carro novo, a viajem ao exterior, a mudança de cidade, a nova casa, a quitação de um empréstimo, a mudança de negócios, o livro publicado, o casamento, os filhos formados…Sonhos! Eles dão um sabor muito especial à vida, acalentam a existência e motivam o viver. Assim, continue sonhando! Agora, cuidado com tudo o que você sonha, porque pode dar certo!
 

2. Sempre escreva suas metas

Experiências mostram que é muito importante escrever e guardar aquilo que se escreveu: é o sonho colocado no papel. No mundo dos negócios, tudo tem de ser por escrito: contratos, empréstimos, acordos, declarações, depoimentos, etc. Tudo o que é importante deve ser registrado, escrito. Mas e a vida, não é importante? Se perguntarmos às pessoas o que elas farão, serão ou terão daqui a um, dois cinco ou dez anos, a maioria vai dizer: "Ainda não parei para pensar nisso…". Interessante: não teve tempo para pensar na coisa mais importante que é sua vida! Então, para estar motivado, escreva suas metas para os próximos meses e para os próximos anos. Acredite. Coloque isso em prática e veja os resultados!
 

3. A meta tem que ser sua!

Não dá para viver a vida por outras pessoa, ainda que gostemos intensamente dela. Pais vivem interferindo na escolha da profissão dos filhos. Alguns chegam mesmo a impor. E não raro os filhos se formam, "doam" o diploma a seus pais e seguem à procura da profissão de seus sonhos – aquela que eles mesmos escolheram. Quando a meta não é da pessoa, ela desiste logo.
 

4. É preciso estar comprometido totalmente com a meta dia e noite!

Estar comprometido é mais do que estar envolvido. Por exemplo, imagine uma refeição com ovos e bacon: a galinha estava tão envolvida que até forneceu os ovos; mas o porco se comprometeu de tal maneira que deu sua preciosa vida. Comprometimento é envolvimento total.
 

5. Uma meta deve ser grande!

E tão grande que quando contada para amigos, familiares, vizinhos e colegas, eles cheguem a duvidar. Por exemplo:estudar em uma universidade americana nos próximos cinco anos! Trabalhar em uma empresa de informática no Japão em três anos! Ser professor titular de sua especialidade em uma grande universidade! Escrever um best-seller em seis anos! Ser um apresentador em uma televisão famosa…Coisas que causem espanto.
 

6. Uma meta deve ser bem específica

Na vida precisamos de objetivos bem definidos. O que na realidade você quer: estudar, trabalhar, se mudar, trocar de casa ou carro, aparecer na TV, ter um bom programa de rádio? Muita gente diz: "quero ganhar dinheiro" Sim, mas algum dinheiro você já tem no bolso…A resposta deveria ser: quero 50 mil reais! Desse modo o cérebro é sensibilizado e registra seu pedido específico. O cérebro só entende mensagens exatas, porque assim pode autorizar o subconsciente a trabalhar intensamente.
 

7.Uma meta deve ser longa

É preciso planejar a curto, médio e longo prazo. Mas antes de tudo é preciso ter na vida um bom e atraente projeto para os próximos anos. Assim, se seu chefe lhe chamar a atenção amanhã logo cedo, você não vai se incomodar, porque seu projeto é de longo prazo e por isso não vai ficar ferido, pois o foco de sua visão está muito além. É como estar no cume de uma montanha: você vê tudo ao longe. Assim, planeje os cinco, dez, quinze anos em seus aspectos fundamentais. Com um bom plano para os próximos dez anos, é possível fazer a semana, o mês, o semestre e o ano seguinte bem mais agradáveis, independentemente de quem seja o adversário, provocador ou perseguidor.
 

8. Descubra onde você está, pois este é seu ponto de partida

Para chegar a algum lugar é preciso ter ciência do ponto de partida: é ai que começa a caminhada. Na vida, não dá para retroceder, só prosseguir. Se o acalentado sonho é cursar a faculdade, pergunte-se: na vida educacional, onde você parou? Esse é seu ponto de partida! Se for adquirir um novo carro, quanto dinheiro você tem no banco? Se for fazer uma sonhada viagem, quando isso se dará? Como você resolverá a questão do trabalho? Assim, é preciso ter a nítida consciência do lugar em que se está e da estrada que precisa ser trilhada.
 

9. Coloque uma data

Tudo aquilo que for colocado na categoria de "qualquer dia" não vai funcionar. O motivo é muito simples: a agenda não marca qualquer dia, nem o calendário! Pessoas que não querem assumir compromissos apenas dizem: "Qualquer dia desses eu vou dar uma passeio de helicóptero!" Como o "qualquer dia" não vem, elas nunca dão seu passeio panorâmico. Isso realmente é incrível: pessoas sabotam a si mesmas diariamente! Outra desculpa muito comum é: "Qualquer hora a gente se fala por telefone…!" Não parece uma conversa estranha? Relógio tem ponteiros, que não marcam qualquer hora: marcam horas, minutos e segundos. Agora, para gerar compromisso, é preciso dizer: "Até o final de 2014 eu vou dar um passeio de helicóptero…" ou "Até julho do ano que vem terei lido sete livros novos! Quando se coloca uma data, um compromisso está sendo gerado! Essa linguagem o cérebro entende muito bem e providencia as respostas.
 

10. Busque ajuda!

Na maioria das vezes, as pessoas não conseguem o que querem na vida porque têm medo de pedir ajuda! Este é um sério e grave engano. Ora, se eu estou necessitando, preciso de ajuda e muita! É verde que estarei correndo o risco de ouvir repetidos nãos pela vida afora. Estudos mostram que, quando um produto ou projeto é apresentado, corre-se o risco de ouvir 21 vezes, mais ou menos a palavra não. Ora, sabendo isso, é melhor se preparar (sem sofrimento) para ouvir esses nãos, porque eles fazem parte do processo! Corra riscos: busque ajuda e conselhos! Ajuda se dá em dois sentidos: horizontal e vertical.
 
A ajuda horizontal é encontrada junto a familiares, amigos ou colegas da escola, igreja, academia, clube, etc. Pessoas que certamente vão abrir espaços em suas agendas para ouvir aquilo que você tem a dizer. Com base na amizade e até na intimidade, vão parar tudo para discutir maneiras de ajudá-lo.
 
Mas como eles descobrirão suas necessidades se você não se comunicar? Como poderão ajudar se não sabem a dimensão do projeto? Como participarão dos projetos se você não esclarecer e ser as devidas explicações?
 
Portanto, acabar com o medo de expor projetos e pedir ajuda para a realização deles é algo que deve fazer parte da sua vida. Mas é preciso sair da inércia e agir. Ainda há tempo!
 
A ajuda vertical está baseada na fé em algo transcendental. podemos chamar isso de Deus, força espiritual, ajuda divina, poder sobrenatural. Seja qual for o nome, busque ajuda. Depoimentos de pessoas que ousaram buscar essa ajuda comprovam que com o exercício da fé elas foram em frente, superando barreiras e obtendo vitórias inacreditáveis aos olhos humanos. Na bíblia, encontramos que "A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que ainda não vemos. Pois foi por meio dela que muitos receberam aquilo que pediram".

Trecho do livro: O incrível poder da motivação de Noélio Duarte.



Comentários do Facebook

10 Comentários


  1. ronaldo santos

    15 de fevereiro de 2014 em 18:29

    muito legal essas dicas …. adorei .

    Responder

  2. nanda

    26 de julho de 2015 em 02:34

    Espetacular este conteúdo. .adorei!!!

    Responder

  3. Pastor José Bispo

    27 de novembro de 2015 em 21:12

    Uma nova visão de ver as coisas, muito bom, gostei

    Responder

  4. Anônimo

    13 de dezembro de 2015 em 14:20

    Muito bom,em 2016 estarei aqui dando meu depoimento.

    Responder

  5. Como Posso Realizar Um Objetivo Rapidamente -

    7 de fevereiro de 2016 em 00:15

    […] onde você que ir? Já decidiu o que quer daqui a três meses? Se sim já é um bom começo. Tudo que você deseja coloque num papel escreva. Ex. eu quero uma casa própria. Legal aqui você já tem um […]

    Responder

  6. Aline

    9 de maio de 2016 em 11:46

    Ótimas dicas, texto baseado no livro – O sucesso não ocorre por um acaso de Dr. Lair Ribeiro. No qual amo de paixão, impossível não reconhecer. Parabéns!

    Responder

    • Franklin Alexandre

      9 de maio de 2016 em 17:04

      Oi Aline!

      Também admiro muito o Dr. Lair Ribeiro.

      Responder

  7. […] Via: MundoInterpessoal […]

    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Os campos obrigatórios estão assinalados por um asterisco. *