Os 20 princípios do taoismo

Existem vários tipos de taoismo. O mais conhecido é o taoismo religioso. Existem Deuses e rituais como qualquer outro sistema religioso.

Existem também muitas escolas místicas que seguem uma disciplina esotérica em busca da longividente e imortalidade espiritual, a maioria trabalha com receitas de alquimia e técnicas de respiração. O taoismo enfatiza viver em harmonia com o Tao. O termo Tao significa caminho, parte e princípio, e pode ser encontrado também em outras religiões e filosofias chinesas. Entretanto, Tao no taoismo é a fonte de força por trás de tudo que existe.

Conheça os 20 princípios do taoismo:

1. Tenha compaixão por todos os seres sencientes, não os fazendo nenhum mal desnecessário.

2. Abstenha-se da competitividade desnecessária, de contribuir para seu próprio benefício, e de subjugar as outras pessoas.

3. Quando você aceita a autoridade de outras pessoas, saiba que você também está aceitando a responsabilidade pelo seu bem-estar.

4. Valorize a amizade verdadeira e cumpra suas obrigações, em vez de lutar por um motivo egoísta.

5. Busque libertação das paixões negativas, do ódio, inveja, cobiça, raiva e especialmente da ilusão, do engano e do desejo sensorial 

6. Saiba que você não é o centro do universo, mas aprenda a colocar o universo em seu centro ao aceitar o instante de seu ser.

7. Busque segurança dentro de si mesmo, não nos outros.

8. Permita-se de modo que sua vida se torne sempre uma época de florescimento.

9. Não tem porque sentir vergonha em perguntar.

10. Saiba que grandes riquezas materiais são de pouco valor em comparação com os tesouros inestimáveis: o amor, a paz e a liberdade de crescer.

11. Cuidado com a criação de encargos para si mesmo ou outras pessoas para carregar.

12. Quando parado, seja como uma montanha. Quando em movimento, seja como um dragão rasgando o vento. Esteja atento a todo o momento como um tigre que aparentemente está dormindo e deixe a mente fluir como se fosse água corrente.

13. Uma coisa ou uma ação que pode ter pouco valor para você pode ao mesmo tempo ter um valor inestimável para outra pessoa.

14. Agir em harmonia com seus semelhantes, com a natureza, e com os objetos inanimados.

15. Tenha humildade, respeito, e dê graças a aqueles de quem você aprendeu algo, ou de que alguma forma tenha o ajudado.

16. Negue as barreiras para o seu despertar. Descubra o positivo no negativo e busque um propósito significativo no que você faz.

17. Saiba que a mudança existe em tudo.

18. Aceite a transitoriedade, o inevitável e o irrevogável.

19. Quando você é obrigado a agir, lembre-se que o motivo certo é essencial para a ação correta, assim como o pensamento correto é essencial para as palavras certas.

20. E por fim, os cinco princípios básicos do taoismo:

1. Não matar;
2. Não roubar;
3. Não agir com má conduta sexual;
4. Não levantar falso testemunho;
5. Não tomar intoxicantes (álcool, drogas).

Fonte: Insight bb,
Livro: From Tao: The Watercourse Way ( De Tao: O Caminho Fluxo de água) Watts, Alan.



Comentários do Facebook

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Os campos obrigatórios estão assinalados por um asterisco. *