Como superar a timidez e a ansiedade utilizando a plataforma Youper

Timidez, ansiedade, falta de confiança, quem nunca?

S entimentos como timidez, ansiedade e nervosismo são naturais. Eles andam o tempo todo dentro de nós, carregados em um tambor –  como aqueles de revólver, apenas esperando o acionar do gatilho para serem disparados. Até aí tudo bem, afinal é normal sentir timidez, ansiedade e medo. Esses sentimentos funcionam como um mecanismo de defesa. O problema acontece quando esses sentimentos sutis nos amarram e nos encarceram, nos impedindo de realizar coisas importantes ou mesmo coisas bobas como comer ou beber em frente a outras pessoas.

A questão é: Como fazer o disparo sair pela culatra? E se sair, como controlar a situação? (Porque o gatilho sempre vai ser acionado)

A tendência daqui para frente é resolvermos essas questões particulares dentro de nossas próprias bolhas, para então mudarmos de bolhas mais preparados para interagir com os eventos do cotidiano. E uma dessas bolhas se chama Youper, uma plataforma de aprimoramento pessoal (embutida em um aplicativo de celular) que utiliza neurociência e tecnologia para desenvolver habilidades sociais.

Veja se você se identifica com algumas das situações abaixo:

  • Você gostaria de interagir e conviver mais com outras pessoas, mas tem dúvidas se realmente vai conseguir por se sentir muito tímido?
  • Fazer apresentações ou falar em público produz em você ansiedade e preocupações?
  • Ser o centro das atenções faz você se sentir muito desconfortável ou preocupado demais?
  • Você tem dificuldades em expressar sua opinião ou pedir por algo que acredita merecer porque se preocupa com o que as pessoas irão pensar sobre você?
  • Ficar nervoso ou desconfortável quando está perto de pessoas tem impedido que você realize atividades que deseja?
  • Se você for realmente honesto consigo mesmo, você está em seu emprego ou curso atual porque desta forma não precisa lidar com pessoas desconhecidas?
  • Se não está trabalhando ou estudando, você tem evitado buscar novas oportunidades devido ao medo de interagir com outras pessoas ou devido ao receio de ficar ansioso em uma entrevista de emprego?
  • Você não está namorando ou saindo com alguém porque pensa que pode ficar com ansiedade durante um encontro ou porque tem medo do que pode acontecer se convidar alguém para sair?
  • Você limita seu grau de envolvimento com as pessoas porque tem medo de deixar elas te conhecerem melhor? Você preocupa-se que se as pessoas te conhecerem melhor, elas não gostaram de você?
  • As pessoas frequentemente comentam que você é quieto, reservado ou pouco acessível em situações sociais ou encontros?
  • Você já se percebeu recusando convites para eventos sociais porque sabia que sentiria ansiedade ou desconforto se fosse?
  • Se você fez planos ou se comprometeu a ir em algum evento social, já se sentiu aliviado se o evento foi cancelado?
  • Você se preocupa com ficar corado ou parecer nervoso em frente a outras pessoas?
  • Você é o tipo de pessoa que raramente inicia conversas casuais com funcionários de lojas, vizinhos, passageiros sentados próximos a você, colegas de aula ou de trabalho?
  • Amigos ou familiares dizem que você se preocupa demais com que as pessoas pensam sobre você?
  • Você se preocupa que pode não se portar adequadamente durante as refeições e isto causar constrangimento?
  • Você se sente tão nervoso falando com outras pessoas que sua voz fica trêmula, embargada ou você chega a sentir falta de ar?

 

Ok, como o Youper resolve isso?

O Youper é interativo, divertido e com resultados comprovados de melhoria da Fobia Social. Além de ser a primeira plataforma digital para superar a timidez e a Fobia Social, o aplicativo ajuda a ganhar confiança e a sentir menos ansiedade com atividades autoguiadas e interativas.

O app é baseado nas estórias de Mel e Lucas, uma professora universitária e seu aluno. Ambos ajudam o usuário a entender conceitos sobre o tema e a transformar conhecimento em atitudes práticas no seu dia a dia. O Youper oferece autotestes interativos, produzidos por profissionais especializados na área, que ajudam a descobrir seu nível de habilidade social e acompanhar sua evolução. Já no primeiro teste você compreende como se sente em situações sociais.

Youper - Mel e Lucas

Outra ferramenta disponível é a de respiração, que ajuda a desenvolver autocontrole e reduzir a ansiedade em qualquer situação. O usuário pode ainda interagir com ferramentas inteligentes para entender suas formas de pensar, reprogramar seu cérebro e vencer a ansiedade social. Se você procura um aplicativo que ajude a diminuir a timidez e fobia social a cada dia, com um guia passo a passo e gradual de atividades na vida real, o Youper é perfeito para você.

IMG_0920
Essa ferramenta de respiração me chamou muito a atenção e para ser sincero, é muito útil em diversas situações. Isso porque a respiração correta é essencial para desenvolver o autocontrole e equilíbrio; e seria interessante se você que está lendo esse artigo tentasse também associar o uso dessa ferramenta com a prática de meditação, os resultados podem ser potencializados.

Leia também: O Guia sábio da meditação – Como começar a meditar

Antes de iniciar a jornada, o aplicativo solicita que você defina alguns problemas que deseja solucionar (como aqueles que você leu no início deste artigo), depois disso ele cria uma jornada personalizada, de acordo com os objetivos que você definiu e por fim, você obtêm o seu nível de habilidade social. (pode melhorar bastante, pode melhorar, regular, bom, etc) Alcancei 621 pontos em meu teste, o que me classificou como “regular”, ou seja…faltam 379 pontos para eu chegar ao nível super.

IMG_0953IMG_0923IMG_0919

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

61 Desafios

IMG_1110

“Até agora temos colecionado soluções, mas ainda não sabemos qual é o problema. E esse é um verdadeiro problema!” —Dzogchen Ponlop

Para que alguma transformação aconteça, nós precisamos ir direto para a prática. É nessa hora que descobrimos muitas vezes onde está o nosso real problema. Como diz a frase acima, não adianta ficarmos colecionando soluções. Eu contei 61 desafios no aplicativo. Imagine você encarando esses 61 desafios. Imagine a transformação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para mais informações sobre o Youper, você pode visitar a página de perguntas frequentes.

Para instalar o aplicativo pela Google Play clique aqui. e para instalar pela App Store, clique aqui.

Existem outras opções?

Claro! Existem outros aplicativos (não tão completos quanto o Youper) que talvez possam te ajudar. Procurar um especialista em psicoterapia também é uma excelente opção. Você só não pode desistir e achar que tudo é assim mesmo. Sempre podemos buscar uma alternativa, ou uma solução para nosso problema. A seguir eu vou deixar alguns links com sugestões de vídeos, grupos, e artigos que podem complementar.

  • Espaço de transformação coletiva “O lugar” https://olugar.org/aberto/
  • Vídeo – Meditação guiada para vencer a timidez: https://www.youtube.com/watch?v=JTKR_f_kpQc
  • Cursos de inteligência emocional: http://www.theschooloflife.com/saopaulo/


Comentários do Facebook

4 Comentários


  1. Áquila Adler

    17 de maio de 2016 em 02:37

    Que plataforma surpreendente, Franklin.

    Aplicativos gamificados tem uma mágica incrível de manter a motivação do usuário. Ideal para quem deseja superar a timidez ou conquistar qualquer outro objetivo.

    Gostei de conhecer o Youper, muito obrigado. 🙂

    Responder

    • Franklin Alexandre

      17 de maio de 2016 em 14:29

      Que bom que gostou Áquila, o aplicativo é surpreendente.

      Responder

  2. Tiara

    31 de outubro de 2016 em 20:04

    Muito legal a forma como você descreveu o tiro pela culatra, Franklin! rsrsrs me identifiquei… Obrigado pelas dicas e continue produzindo seus artigos maravilhosos.

    Responder

    • Franklin Alexandre

      31 de outubro de 2016 em 21:59

      rsrsrs, gratidão Tiara

      Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Os campos obrigatórios estão assinalados por um asterisco. *