Um guia prático para começar a filosofar e se tornar um filósofo

 

“Existem dois tipos de pessoas nesse mundo: Os filósofos e aqueles que ainda não pensaram sobre isso” – Franklin Alexandre

Pensar dói porque pensar traz mudanças, dúvidas, responsabilidades, e muitos outros fatores que muitas vezes são extremamente desconfortáveis para a maioria das pessoas. Consequentemente, muitos deixam de pensar, e questionar o lhe é imposto, e dessa forma, seguem vivendo de acordo com o flow da vida.

Vivendo em Homeostase

A palavra filosofia significa amor pela sabedoria, ou seja, filosofar é pensar, questionar, buscar a sabedoria em nossa volta. Quando não fazemos isso, passamos a viver em um estado de homeostase, onde nada acontece, onde tudo está em perfeito equilíbrio. Ao contrário do que se pode pensar, o estado de homeostase é extremamente prejudicial nesse sentido. Se não acontece nenhum evento que nos motive a sair do status-quo, nele permanecemos eternamente.

É exatamente por esse motivo que muitas pessoas vivem, mas sempre estão paradas no tempo. Essas pessoas não conseguem resolver seus problemas, não conseguem fazer outra coisa na vida, além daquilo que estão acostumadas a fazer.

Para sair desse estado de homeostase é preciso criar um impulso que nos motive a seguir outra direção, encontrando um caminho que nos apresente novas possibilidades, experiências, ideias, rumos e expectativas para nossas vidas.

Um guia simples e prático para você começar a filosofar:

Duvide de suas crenças

  • Este artigo foi útil para você?
  • Sim   Não


Comentários do Facebook