Confira as dicas para descartar o entulho emocional, físico e mental acumulado no nosso dia-a-dia:

Entulho físico

Tudo aquilo que é desnecessário para seu ambiente. Preste atenção nos papéis: Jornais e revistas velhos, cartões de visitas, folhetos de propaganda, etc. Jogue fora, organize ou recicle. Dê atenção às coisas que você não usa mais: Equipamentos eletrônicos quebrados, móveis, roupas que você não usou no último ano, etc. Jogue fora, conserte ou faça uma doação. 
 
As coisas que drenam a sua energia são todas aquelas que despertam em você lembranças negativas ou aquelas que não tem mais a ver com você nos dias de hoje. Jogue fora, dê de presente ou faça uma doação. 
 

Entulho emocional

Quando não expressamos as nossas emoções, nossos pensamentos, nossos desejos e, sobretudo, quando não estabelecemos limites saudáveis nos nossos relacionamentos, exercemos um impacto negativo nas nossas emoções, que ficam reprimidas; Não estou sugerindo que você expresse suas emoções e os desejos com todo mundo. Em primeiro lugar, antes de expressar qualquer coisa, pergunte-se: 
 
  1. A pessoa para quem eu quero falar algo é importante para mim? 
  2. Vale a pena falar alguma coisa? 
  3. Eu vou me culpar se não fizer algo a respeito? 
  4. Eu estou equilibrado emocionalmente para falar? 
  5. Me incomoda o fato de ficar em silêncio? 
Se você sente um incômodo pelo fato de ficar em silêncio, vá em frente: expresse as suas opiniões assertivamente, respeitando o ponto de vista do outro. Estabelecer limites saudáveis é uma ótima estratégia para manter-se energizado.
 

Entulho mental

São aquelas tarefas que ficam "inacabadas" ou "pendentes" e que sobrecarregam os pensamentos, porque, mais cedo ou mais tarde, ela vêm à tona, e toda vez que você pensa nelas, ela drena sua energia. Podem ser e-mails sem resposta, consultas médicas adiadas, telefonemas sem retorno, contas atrasadas, compromissos que precisam ser agendados, louça que se acumula na pia etc. Faça uma lista de prioridades para eliminar as pendências e mãos a obra! 
 
O exercício aqui proposto de "remoção de entulhos", sejam eles físicos, emocionais, sejam mentais, é uma das práticas do Feng Shui, que significa literalmente "vento" (feng) e água (shui).
 

– Trecho do livro Liderança é uma questão de atitude – Karim Khoury