Essa tendência está ocorrendo cada vez com mais frequência no ambiente de trabalho e desafia um padrão de pensamento muito comum, que associa cargos de liderança e profissionais mais velhos ou experientes do que a equipe que está sendo gerenciada. Ela tem criado oportunidades para profissionais de 20 ou 30 anos possam gerenciar pessoas de 40, 50 ou 60 anos. É essencial lembrar que mais idade ou mais experiencia não significa necessariamente mais competência.
 
Assumir um cargo de liderança com objetivo de gerenciar pessoas mais velhas e experientes do que você pode ser inquietamente para ambos; apesar disso, tanto os mais velhos quanto os mais jovens podem contribuir para melhorar o relacionamento. A seguir cito algumas estratégias que permitem maior colaboração entre diferentes gerações.
 
Se você for um líder jovem que gerencia uma equipe mais velha é absolutamente normal que você se sinta desconfortável, e sua equipe também. Não permita que esse desconforto de transforme em arrogância. Trate todas as pessoas com respeito.
 
Reconheça que algumas pessoas não se sentirão confortáveis por ter um líder mais jovem. Se surgirem alguns conflitos e você julgar conveniente conversar com sua equipe a respeito dessas tensões, vá em frente.
 
Esse pode ser um ótimo momento para resolver conflitos e falar abertamente sobre o assunto. Não estou sugerindo que essa conversa seja uma ocasião para queixas sobre diferenças, mas pode ser um ótimo momento para estabelecer acordos a respeito da forma com que todos desejam ser tratados.

A ultima coisa que alguém quer ouvir o tempo todo é como ele ou ela faz com que você se lembre de seu pai ou da sua mãe, ou do seu filho ou da sua filha"
Martin e Tulgan

Qualquer que seja sua idade, você aumenta as chances de quebrar as resistências da sua equipe se demonstrar profissionalismo e credibilidade. Isso significa, na prática, fazer o que estiver ao seu alcance para o crescimento da empresa e da equipe.
 
Sobretudo, lembre-se de fazer um levantamento a respeito das formas com que sua equipe prefere receber feedback. Além disso, aproveite essa oportunidade para você também dizer como prefere trabalhar com ela.

A função da liderança é produzir mais líderes, não mais seguidores.
Ralph Nader

Karim Khouri é coach sênior do Integrated Coaching Institute