Vivemos em um mundo onde criticar as pessoas focando nos atributos negativos parece ser uma norma social.
 
Um aspecto muito triste da vida é que muitas pessoas, mesmo na maturidade ainda lutam com sua própria autoconfiança. Também é muito lamentável o quanto essas pessoas estão perdendo na vida, porque eles não acreditam em si mesmos ou não acreditam que merecem as coisas boas da vida. Isso simplesmente não é verdade.
 
Tudo começa dentro de si mesmo, e você tem que querer mudar as coisas para melhor. Se você não pode mudar sua realidade, pelo menos pode tentar mudar suas próprias maneiras.
 

1. Obtenha elogios

 
Às vezes, tudo que precisamos é um pouco de talento. Adotar um hobby ou desenvolver um talento pode fazer maravilhas em sua autoconfiança. Se se sentir corajoso o suficiente, pode mostrar as outras pessoas seu trabalho duro. É sempre bom ouvir um elogio.

2. Mantenha um diário

 
Você é o seu pior crítico, mas não tem que ser. Anotar suas realizações ou escrever sobre as coisas que te fazem feliz pode te ajudar a perceber seu próprio valor. Vale a pena viver e você deve lembrar-se disso.
 

3. Mantenha a forma

 
Fazer exercícios e comer alimentos saudáveis pode fazer você se sentir bem sobre as escolhas que você faz para si mesmo. Quando você se olha e percebe que está bem e saudável, você não terá motivos para tentar se esconder atrás de roupas largas.
 

4. Cuide-se

 
Faça algo que você queria fazer. Se ninguém quer ver aquele filme com você, então vá sozinho e não coloque na cabeça que só perdedores vão ao cinema sozinho. Ser independente e não necessitar constantemente ter uma companhia é uma força e não uma fraqueza.
 

5. Se transforme em um otimista

 
Não faz sentindo falar sobre as nuvens escuras e ignorar o arco-íris. Buscar ideias positivas e olhar para "o lado positivo" pode afetar seu humor para melhor. Manter o foco nas coisas boas da vida pode ajudá-lo a manter sua cabeça erguida. Saiba que a vida é boa, mesmo quando parece ruim.
 

6. Passe algum tempo sozinho…mas não muito

 
Todos devem ter algum tempo para si todos os dias. Ler um livro, ou desfrutar do ar livre faz muito bem para a alma. Mas passar muito tempo sozinho pode fazer seu cérebro se sentir estagnado. Às vezes as pessoas ficam doentes de si mesmas e acabam pensando em coisas que as deixam depressivas. Tenha uma dose saudável de "você", mas certifique-se de sair para passar um tempo com as pessoas que importam.
 

7. Faça boas ações

 
Só quem já ajudou alguém ou fez uma boa ação sabe o sentimento de "conforto" que traz, na verdade é um sentimento muito particular que chega ser difícil descrever. Fazer a diferença na vida de alguém é fazer a diferença em sua própria vida.
 

8. Estabeleça metas alcançáveis

 
Estabelecer uma meta impossível só configura o fracasso. Se por exemplo, você quer perder peso, pequenos incrementos por vez pode ser uma boa opção. Se você acredita que pode facilmente perder cinco quilos, perder esses cinco quilos vai fazer você ter uma sensação de realização, depois disso defina outra pequena quantidade. O que vale mais a pena? Alcançar 10 pequenas metas ou tentar alcançar e fracassar em uma grande meta?
 

9. Quem se importa com o que os outros pensam?

 
É muito difícil se desligar dos pensamentos de que os outros podem estar pensando sobre você. A única maneira que você pode se livrar é resolvendo penas não se importar. Quem se importa? Se alguém pensa mal de você, isso é um problema deles. Essa é uma questão sobre eles e não você. Siga em frente.
 
 

10. Aprenda a amar a si mesmo

 
A pessoa cujo opinião mais importante sobre você, é você mesmo. Se você não ama a si mesmo, tente descobrir o porquê. Em seguida, tente encontrar uma solução para isso. Você pode corrigir? Se não, você pode encontrar alguém que posa ajudá-lo, talvez um psicólogo, um amigo ou um pasto? Abra espaço em seu coração para si mesmo. Você é o único "você" que você tem.