Me lembro como se fosse hoje, quando a professora do colegial marcava um dia da semana para a turma assistir a um filme especial na “sala de vídeo” como era chamada. Nessas aulas especiais, deveríamos assistir ao filme e entregar na próxima aula um texto ou uma pesquisa sobre o entendimento do filme. Sem querer denunciar a minha idade, mas 300 e Crash – No limite foram alguns dos filmes que eu cheguei a assistir.
O fato é que na minha resenha sobre Crash – No limite, eu falei sobre preconceito, discriminação e descobri um termo chamado “camadas sociais”. Isso me ensinou que não devemos concentrar nossa atenção somente nas atitudes das pessoas. Devemos também procurar entender o porque, o motivo pelo qual as pessoas tomam determinadas atitudes.
Já o filme 300 com a história da batalha de Termópilas, é excelente para entender conflitos entre civilizações. Você já parou para pensar que se fossemos comparar o cenário atual com o filme 300 preenchendo o lugar de Esparta com os Estados Unidos que, assim como o primeiro, lutam incessantemente contra um Oriente lotado de bárbaros, seja por liberdade, petróleo, “democracia” ou por qualquer outro motivo. Se ontem o alvo eram os persas, hoje ele é iraniano, ou iraquiano..
O que eu quero dizer com isso é que existem filmes que podem agregar muito positivamente em nossas vidas. Por isso fiz aqui uma lista dos 10 melhores filmes motivacionais da atualidade – [Não óbvios]. Porque chega de falar sobre À procura da Felicidade, 127 Horas, O Náufrago, etc, esses filmes que estamos cansados de assistir e ver em listas dos melhores filmes motivacionais.
Hoje eu vou ser seu professor, e vou indicar esses 10 filmes para você assistir. Eu não vou dizer aqui o que você pode aprender assistindo cada um deles, porque isso só cabe a você absorver da sua maneira. 

Leia também:

– As melhores frases motivacionais de filmes

10 – Gravidade – 2013

Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

Não deve ser fácil estar perdido e à deriva no espaço sideral. Porém, o capitão Kowalsky prefere enxergar as coisas pelo lado positivo. Ele fica contente por observar o pôr-do-sol fora da órbita terrestre e conforta a doutora dizendo que logo ela estará de volta à sua cidade para continuar a sua vida normalmente. Ver as coisas pelo lado positivo no lugar de lamentar-se por tudo faz de você uma pessoa mais alegre.

 

09 – Minúsculos – 2014

Em uma pacífica clareira, entre as sobras de um piquenique, começa uma batalha entre duas tribos de formigas em busca de uma caixa de açúcar. Uma jovem e corajosa joaninha acaba sendo capturada no meio do fogo cruzado e torna-se aliada das formigas negras, ajudando na luta contra as terríveis formigas vermelhas.
 

08 – O Jogo da Imitação – 2014 (filme completo)

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

07 – O Lobo de Wall Street

Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer.

06 – Linda de Morrer – 2015

A cirurgiã plástica Paula (Glória Pires) aplica em si mesma uma fórmula experimental para eliminar celulites e morre. Com a ajuda de um amigo psicólogo/médium, ela volta à Terra e tenta evitar que o ganancioso sócio coloque o nocivo produto no mercado.

05 – As palavras – 2012

Rory Jansen (Bradley Cooper) é casado com Dora (Zoe Saldana) e trabalha em uma editora de livros. Ele sonha em publicar seu próprio livro, mas a cada nova tentativa se convence mais de que não é capaz de escrever algo realmente bom. Um dia, em uma pequena loja de antiguidades, ele encontra uma pasta com várias folhas amareladas. Rory começa a ler e logo não consegue tirar a história da cabeça. Logo ele resolve transcrevê-la para o computador, palavra por palavra, e a apresenta como se fosse seu livro. O texto é publicado e Rory se torna um sucesso de vendas. Entretanto, tudo muda quando ele conhece um senhor (Jeremy Irons) que lhe conta a verdade por trás do texto encontrado.

04 – As Aventuras de PI – 2012

Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

03 – Interestelar – 2014

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.

02  – Inquietos – 2011

Dois jovens estrangeiros se conhecem de forma inusitada, em um velório. A partir daí, constroem um amor profundo e duradouro. Uma análise sobre a amizade e o amor, que podem ser tão atraentes e verdadeiros como provocativos e agitados, ou melhor, inquietos.

01 – Boyhood – Da Infância à Juventude – 2014

O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.