A religião é um caminho para Deus, assim como a espiritualidade também. No entanto existem abordagens diferentes para os dois casos.

5 diferenças fundamentais entre religião e espiritualidade

1. Passado X Presente

A religião tende a ter grande inspiração no passado, onde antigos textos religiosos são reverenciados e ditos como o único caminho para alcançar a salvação. A espiritualidade não se preocupa tanto com o passado. Espiritualidade acredita no eterno agora. Para alcançar a libertação nós precisamos viver no presente. Não é o passado ou o futuro que nos dá a libertação. Nós alcançamos a paz de espírito quando nos concentramos em fazer a coisa certa aqui e agora.

2. Medo x Amor

Muitas vezes a religião leva a abordagem de temer a Deus. A religião é um lembrete de fazer a coisa certa, caso contrário você vai sofrer no futuro. A abordagem espiritual com Deus é através do caminho do amor. Espiritualidade nos ensina a não temer a Deus, mas aproximar-se dele através do caminho do amor.

3. Onde está Deus?

Muitas vezes a religião fala de Deus como estando bem alto no céu, longe do alcance da humanidade. Espiritualidade nos ensina que Deus é onisciente, onipresente e pode ser sentido como uma presença viva em nosso próprio coração.

Leia também: Os efeitos negativos da religião na sociedade

4. Universalidade

Muitos seguidores da religião acreditam que apenas o seu caminho pode levar a salvação. Eles têm uma enorme fé em sua própria religião ao mesmo tempo em que acreditam que as outras religiões estão erradas e não podem levar um candidato a Deus. Espiritualidade acredita que todas as religiões são válidas. Espiritualidade sabe que existem muitos caminhos para o mesmo objetivo. Espiritualidade abraça todas as religiões do mundo e não se limita por quaisquer dogmas religiosos.

5. Adoração exterior x Adoração interior

A religião possui uma grande ênfase em rituais exteriores. Eles são úteis para dar uma sensação de formalidade para a adoração a Deus. Mas a espiritualidade não se preocupa com os rituais exteriores. A espiritualidade acredita que o importante é a atitude intrínseca de um buscador. Através da prática da espiritualidade se busca desenvolver um santuário interior em nosso próprio coração.

Para ajudar a entender a diferença entre religião e espiritualidade, o site Mind Valley criou um infográfico baseado nas publicações do filósofo Americano Ken Wilber. Confira:

Infográfico espiritual mas não religioso

No vídeo abaixo você pode assistir a uma aula com Acharya Yogeesh, um líder espiritual Hindu muito famoso que há mais de 40 anos se dedica a ajudar centenas de milhares de pessoas em suas jornadas espirituais. Essa aula pode te ajudar a se aprofundar no assunto além de mostrar várias formas de praticar a espiritualidade. O vídeo está em inglês, mas nas configurações do player é possível traduzir as legendas para português.