Você tem medo de pensar?

O pensamento lógico é uma das principais características que distinguem os seres humanos dos animais. No entanto, a maioria da pessoas não fazem o pleno uso de sua capacidade de pensar, principalmente por causa do condicionamento que se submetem, que quanto mais cresce, mais aumenta o medo de pensar.

Conheça agora as três principais razões pelas quais as pessoas têm medo de pensar:

1. Pensar traz transformações

Pensar pode nos fazer reconsiderar nossa maneira de viver, nos permitindo enxergar as coisas de perspectivas diferentes, nos ajudando a encontrar maneiras de superar obstáculos. Pensar pode mudar nossas vidas para melhor (se pensar com sabedoria, é claro).

Embora a transformação faça parte do nosso desenvolvimento pessoal, muitas pessoas a temem, por serem extremamente apegadas ao passado. Dessa forma, elas escolhem não pensar, a fim de impedir que qualquer transformação aconteça, mesmo que isso só traga sofrimento.

Quando você não permite espaço para transformações em sua vida, você só vai estar conseguindo parar de crescer. Embora você possa superficialmente se sentir seguro e protegido por não correr riscos e negar desafios que normalmente resultam do pensamento, na realidade, lá no fundo, você sempre será preenchido com arrependimentos, por não se atrever a criar uma vida melhor para si mesmo.

2. Pensar traz dúvidas

Pensar traz dúvidas

Dizem que o segredo da felicidade é a ignorância, e isso de certa forma faz algum sentindo. Quanto mais ignorante somos, menos sentimos a necessidade de pensar, e portanto, nos estressamos menos tentando nos transformar em pessoas melhores.

Muitas pessoas optam por permanecer na ignorância, temendo que esses pensamentos possam arruinar suas vidas. Isso é particularmente verdade para as pessoas que se identificam com ideologias. Por exemplo, as pessoas doutrinadas por alguma religião têm medo de pensar, o que as fariam questionar e duvidar de suas crenças religiosas. Temendo serem julgadas e possivelmente enviadas para o inferno, elas evitam o pensamento crítico.

Além disso, pensar pode torná-lo consciente dos problemas que existem atualmente em sua vida, lhe forçando a encontrar soluções para os mesmos, o que às vezes, possam ser emocionalmente dolorosas. Por conta disso, muitas pessoas temem enfrentar seus problemas, e não estão dispostas a passar pelo processo doloroso que é necessário para se livrar deles, encontrando assim,  diversas maneiras de distrair esses pensamentos, preferindo a ignorância do que o conhecimento e viver consciente.

3. Pensar traz responsabilidades

Liberdade e responsabilidade sempre andam de mãos dadas, mas parece que as pessoas odeiam a responsabilidade e, portanto, não estendem a mão para a liberdade.

Desde jovens, a maioria das pessoas já aprendem a colocar toda a responsabilidade nos ombros de outros, sempre culpando as pessoas e as situações, para tentar justificar a vida que estão vivendo, sem jamais se criticar, porque criticar a si mesmo significa aceitar a responsabilidade, e isso às vezes pode ser um grande fardo.

E qual é a melhor maneira de evitar a responsabilidade? Não pense, e deixe que as outras pessoas pensem por você. Você não precisa se cansar, nem se estressar – alguém vai fazer o trabalho sujo para você. É por isso que escolhemos dar poder aos políticos e todos os tipos de líderes, por isso que acreditamos que um salvador virá para aliviar nossas dores e nos livrar de tudo que impede de viver uma vida boa.

A verdade, porém, é que para que aconteça alguma mudança definitiva em nossas vidas, precisamos primeiramente nos transformar e começar a pensar por nós mesmos, precisamos ser responsáveis por nossas vidas, tomar decisões conscientes, a fim de criar uma vida melhor, que tanto a desejamos viver.