O jeito é entender “como sofrer menos”, porque ainda não encontramos a resposta para o “como parar de sofrer”.

Todos nós passamos por algum tipo de sofrimento na vida porque aspiramos a felicidade e o bem estar em geral, nessa busca sempre encontramos o sofrimento, ou seja: nós sofremos simplesmente porque buscamos a felicidade.

– Como tentar ser feliz nos torna infelizes?

A prova disso é tão simples que resolvi buscar alguns relatos em umas simples conversas que tive nessa semana:

“O maior sonho da minha vizinha era ser mãe, esse sonho se tornou muito grande pelo fato dela não poder ter filhos, segundo os médicos. Depois de muitos tratamentos e diversos atos de fé, ela finalmente engravidou e ficou muito feliz. Imagine o tamanho da felicidade que ela sentiu no momento que soube que finalmente ia se tornar mãe. Mais tarde, aproximadamente 7 meses, ela descobriu que o bebê nasceria com um problema cerebral grave e muito provavelmente não conseguiria sobreviver ao parto, logo toda aquela felicidade foi desfeita na mesma velocidade que foi feita.”

“Eu gostaria muito de trabalhar naquela empresa e fiquei muito feliz quando consegui o emprego, infelizmente depois que eu passei da experiência, descobri que não era bem o que eu esperava”

“Só me dei conta de como aquele pedaço de bolo era gostoso quando ele acabou, eu até comeria mais, mas não vai me fazer bem – que chato”

Após ler esses relatos, é possível perceber de forma sútil como qualquer coisa boa que aconteça em nossas vidas, pode facilmente a curto ou longo prazo se transformar em uma forma de sofrimento, não importa o que seja, se hoje está te trazendo felicidade, amanhã ou depois certamente vai trazer sofrimento, normalmente esse sofrimento vem na mesma medida que trouxe a felicidade.

Você pode fazer a prova real agora mesmo: Pense em algo que possa te trazer felicidade, ou que poderia trazer, e como de alguma forma isso poderia se transformar em um tipo de sofrimento.

Já que entendemos que o sofrimento é inevitável, como sofrer menos?

Nós preferimos a luz do que a escuridão, a felicidade do que a tristeza, a alegria do que o desespero. Nós desejamos tanto esses aspectos positivos em nossas vidas, que nos apegamos a eles com todas nossas forças, fazendo de tudo para não deixá-los escapar.

Mas infelizmente como não podemos possuí-los, não importa o esforço que façamos para mantê-los, eles sempre acabam escorrendo sobre nossos dedos, nos deixando de mãos vazias, fazendo nos sentir abatidos e decepcionados.

Nós gostamos de aspectos positivos no mesmo grau que não gostamos dos aspectos negativos. Nós damos o melhor de nós mesmos para fugir deles quando sentimos que estão se aproximando, fazemos o possível para evitar experimentar o sofrimento novamente – mas tudo isso em vão. Quanto mais nossas mentes estão fixadas neles, mais os atraímos, e quanto mais medo ficarmos deles, mais seremos impactados por eles.

A resposta está no tempo. Todos os momentos, sejam agradáveis ou desagradáveis são temporários, eles duram uma parcela de tempo, até que se dissolvem e desaparecem do nada. Portanto, quanto menos nos apegar em fugir deles, menos somos obrigados a sofrer.

Para aprofundar: